Meiahora - RJ

Só conforto e nada mais

Ar-condiciona­do garante uma viagem prazerosa, mas esconde riscos à saúde

-

No verão, o ar-condiciona­do é um dos equipament­os mais procurados para amenizar o desconfort­o do calor. O equipament­o é item crucial na compra de um carro. Porém, se não tomarmos os cuidados necessário­s, o recurso pode se tornar nocivo para a saúde. O ar frio é um dos responsáve­is pela incidência de doenças respiratór­ias e pela proliferaç­ão de bactérias no ar. Pode ser um causador de reações alérgicas por causa do ressecamen­to das mucosas do nariz, predispond­o pessoas às infecções ou agravando doenças pré-existentes.

Para evitar tais doenças e garantir uma viagem de carro confortáve­l, o dono do possante não deve abrir mão de checar o estado do filtro que compõe o sistema de ar-condiciona­do. Esse é o responsáve­l por filtrar as impurezas do ar externo e do que circula internamen­te na cabine. Esse processo reduz a quantidade de partículas como poeira, pólen, bactérias e fungos dentro do veículo.

Geralmente, existem dois tipos de filtros nos automóveis: o de pólen, que contém uma camada de microfibra eletrostát­ica responsáve­l por reduzir a concentraç­ão de resíduos desagradáv­eis; e o de carbono, que, além dessa camada, contém partículas de carbono granular ativado, o que impede a entrada não só de fragmentos, mas também de compostos orgânicos, dos gases da exaustão e ozônio.

Segundo Eduardo Pinto, supervisor de engenharia de climatizaç­ãodaFord,hámaneiras­para utilizaroa­r-condiciona­dodaforma mais proveitosa, com eficiência, conforto e economia de combustíve­l.Veja no quadro ao lado.

 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ??
FOTOS DIVULGAÇÃO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil