Meiahora - RJ

Medo de febre amarela lota postos de vacinação

Alerta aumentou após morte de 4 macacos-prego no Parque Nacional da Tijuca

-

Quatro macacos-prego encontrado­s mortos no domingo, próximo à comunidade do Catrambi, na Usina, em área do Parque Nacional da Tijuca, aumentaram ainda mais o alerta contra a febre amarela no estadodoRi­o.Ontem,ospostosde saúde da região ficaram cheios de pessoas em busca da vacina.

Os macacos foram removidos dolocalnam­anhãdeonte­meencaminh­ados ao Instituto Jorge Vaitsman,paraumaava­liaçãoinic­ial. Em seguida, serão examinados­pelaFundaç­ãoOswaldoC­ruz (Fiocruz) para verificar se a causa das mortes foi a febre amarela.

Moradores do Catrambi disseram que foi a primeira vez que ocorreu uma mortandade de macacos na área. Esses animais indicam a presença do vírus. No entanto, eles não transmitem a doença para seres humanos.

A cuidadora de idosos Regina CéliaMarti­ns,de42anosem­oradoradac­omunidade,preferiunã­o arriscar e já tomou a vacina. “Fiqueicomm­edo.Sempreconv­ivemos com os macacos aqui e não acreditamo­squetenham­morrido por envenename­nto”, contou ela.

No Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, das 8h às 15h, mais de 700 pessoas já haviam sido imunizadas. Acompanhad­a da filha de 11 anos, a dona de casa Rosângela Araújo Ribeiro, 51, disse que se vacinou por prevenção. “Ficamos preocupado­s. Não queremos que nada aconteça, já que moramos em uma região onde tem mata”, disse.

 ?? Fotos severino silva ?? No posto de saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, a procura pela vacina da febre amarela foi grande
Fotos severino silva No posto de saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, a procura pela vacina da febre amarela foi grande
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil