Meiahora - RJ

O melhor é não segurar

Britânico teve fratura na garganta após prender o espirro e ficou sete dias internado

-

Você sabia que segurar o espirro pode fazer mal para a saúde? O ato pode até parecer inofensivo, mas deu um problemão para um britânico de 34 anos, que sofreu uma fratura na parte de trás da garganta após impedir a saída de um espirro apertando o nariz e fechando a boca.

A notícia foi publicado no jornal British Medical Journal Case Reports. Segundo a reportagem, o homem ficou sem conseguir falar e com dificuldad­es para engolir temporaria­mente. Ele ficou sete dias internado num hospital, onde foi alimentado por tubos e recebeu antibiótic­os.

O caso raro foi considerad­o surpreende­nte pelos médicos, pois a ruptura da parte de trás da garganta costuma ocorrer somente em casos de traumas e grandes acidentes. “Parar o espirro por meio do bloqueio das narinas e da boca é uma manobra perigosa e deve ser evitada. Isso pode levar a inúmeras complicaçõ­es, como pseudomedi­astino (ar preso no peito entre os dois pulmões), perfuração da membrana timpânica (tímpano perfurado) e até ruptura de um aneurisma cerebral (vaso sanguíneo no cérebro)”, explicou à publicação o médico Anthony Aymat, diretor de atendiment­os de orelha, nariz e garganta do Hospital Universitá­rio de Londres Lewisham.

De acordo com o jornal, o episódio é um caso extremo, mas sempre que um pessoa tenta prender um espirro, ela reverte para dentro do corpo uma pressão enorme.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil