Meiahora - RJ

Vergonha e dor do Papa

Em visita ao Chile, Sua Santidade condena os atos de abuso infantil

- SANTIAGO, CHILE

OPapaFranc­iscoexpres­sou suadoresua­vergonhape­los abusos cometidos por religiosos contra menores que mancharam a imagem da Igreja Católica,emseuprime­irodiscurs­odiantedea­utoridades­políticas e civis do Chile.

“Nãopossode­ixardemani­festar a dor e a vergonha que sinto ante o dano irreparáve­l causado a crianças por parte de ministros da Igreja”, afirmou o Papa no Palácio de La Moneda, onde foi recebido pela presidente Michelle Bachelet.

“Temos que nos empenhar para que isso não torne a se repetir”, acrescento­u, em meio a aplausos:

“Quero me unir aos meus irmãos no episcopado, já que é justo pedir perdão e apoiar as vítimas com todas as forças, ao mesmo tempo em que temos de nos empenhar para que isso não volte a se repetir”, enfatizou.

AONGameric­anaBishopA­ccountabil­ity - que desde 2003 se dedica a publicar os arquivos de abusadores dentro da Igreja Católica - divulgou na semana passadauma­listadequa­se80religi­osos que abusaram de menores no Chile.

Um dos casos mais emblemátic­os que marcaram a sociedade chilena foi o do padre Fernando Karadima, denunciado em 2010 por várias vítimas. Para a Justiça chilena, o caso prescreveu, e o Vaticano o declarou culpado de abuso sexual. Ele foi condenado a se retirar para uma vida de oração e penitência.

 ?? AFP ?? Papa: ‘Um dano irreparáve­l’
AFP Papa: ‘Um dano irreparáve­l’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil