Meiahora - RJ

CAMPEÃO DE RAIOS

-

Agora é hora de falar sério: o Brasil é campeão mundial em incidência de raios e nessa época do ano acidentes com mortes, infelizmen­te, são mais comuns do que se imagina. Sabe aquela velha história contada por nossas avós de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Então, pode esquecer isso! Está aí o nosso Cristo Redentor que não me deixa mentir, já que a colossal estátua que embeleza o Corcovado recebe, por ano, cerca de seis raios.

Ficou espantado? Pois o número é muito baixo se compararmo­s com o resto do país! Saiba que nos últimos seis anos, o Brasil registrou a média de 77,8 milhões de raios por ano, segundo levantamen­to do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É mais raio do que gol da Alemanha na semifinal da Copa de 2014! De acordo com o Inpe, 80% dos casos de morte por raios no Brasil poderiam ser evitados. Por isso, é bom ficar em alerta para não entrar para as estatístic­as!

Entre os cuidados que devemos tomar durante as tempestade­s estão evitar sair às ruas, refugiar-se em prédios com para-raios ou em abrigos subterrâne­os como metrôs ou túneis, evitar usar telefones com fio ou ligados à tomada, evitar topos de morros ou prédios e áreas descampada­s, como campos de futebol, e evitar ficar próximo a árvores isoladas. Os especialis­tas alertam que se você estiver em um local sem abrigo próximo e sentir os pelos arrepiados ou coceiras na pele, pode ser indicativo de que um raio está prestes a cair. Então, não pense duas vezes e se ajoelhe, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre as pernas. Jamais deve se deitar no chão! Então é isso! Se você ficar ligado e tomar os cuidados necessário­s, as chances de ser atingido são mínimas.

E tá falado!

 ?? RepRodução ??
RepRodução
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil