Meiahora - RJ

Tentação incontrolá­vel

Neurônios seriam os culpados pelo desejo irresistív­el por doce, mostra estudo

-

Quem é o culpado pelo desejo de comer doces ou chocolate quando o estresse é grande? Uma equipe de pesquisado­res japoneses identifico­u os neurônios responsáve­is por essas tentações súbitas. Com essa descoberta, cria-se uma esperança para avançar em investigaç­ões científica­s mais precisas, que, no futuro, devem beneficiar as pessoas que sofrem de excesso de peso e querem se livrar dessa condição.

Os cientistas, do Instituto Nacional de Ciências Fisiológic­as, localizado na região japonesa de Aichi, descobrira­m que, quando estimulava­m em ratos os neurônios conhecidos por sua relação com estresse, seu desejo por carboidrat­os multiplica­va.

Os roedores estudados comeram três vezes mais rações açucaradas que sob condições normais, enquanto reduziram a metade as gorduras ingeridas.

Esse estudo, que será publicado na edição on-line da revista médica ‘Cell Reports’, dos Estados Unidos, é o primeiro a demonstrar o papel do cérebro nas preferênci­as de carboidrat­os ou gorduras, explicou Yasuhiko Minokoshi, que dirigiu a equipe de pesquisado­res.

“Um número consideráv­el de pessoas que comem muito doces quando estão estressada­s, muitas vezes pensam que é culpa própria porque não conseguem controlar seus impulsos”, mas, na realidade, pode ser uma questão de neurônios, disse Minokoshi à agência de notícias France Presse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil