Meiahora - RJ

Quarta-feira é o dia D

Lula, que sonha com a Presidênci­a, será julgado no Sul

-

OTribunal Regional Federal da 4ª Região decidirá no Rio Grande do Sul, quarta-feira, se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é culpado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, uma decisão que pode liquidar suas ambições de voltar ao poder e, inclusive, levá-lo à prisão.

Uma confirmaçã­o da sentença de nove anos e meio de prisão, dada em julho pelo juiz Sérgio Moro, complicari­a ainda mais o panorama das já incertas eleições de outubro, nas quais Lula surge como favorito.

O Partido dos Trabalhado­res (PT), sindicatos e movimentos sociais organizam caravanas de dezenas de milhares de militantes para irem a Porto Alegre, onde será realizado o julgamento, e convocam para atos em São Paulo, onde o ex -presidente (2003-2010) deveria aguardar o veredicto.

Grupos de direita também organizam manifestaç­ões para denunciar Lula. O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB), chegou a pedir apoio do Exército para manter a ordem na cidade.

Lula, de 72 anos, foi condenado como beneficiár­io de um apartament­o no balneário paulista do Guarujá, ofertado pela empreiteir­a OAS em troca de contratos na Petrobras.

Se o TRF4 ratificar a condenação, o ícone da esquerda ficará mais perto da prisão e de uma invalidaçã­odesuaeven­tualcandid­atura. Embora a princípio poderá continuar livre e fazer campanha até esgotar todos os recursos em cortes penais e eleitorais.

 ?? AFP ?? Lula garante ser inocente
AFP Lula garante ser inocente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil