Meiahora - RJ

Dia D para Lula

Recurso do ex-presidente será julgado hoje

-

OTribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS), decide hoje se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é culpado por corrupção, em julgamento do recurso da defesa. Se for condenado, sua provável candidatur­a à Presidênci­a este ano pode ir por água abaixo.

Uma confirmaçã­o da sentença de nove anos e meio de prisão, proferida em julho pelo juiz federal Sérgio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, complicari­a ainda mais o panorama das já incertas eleições de outubro, nas quais Lula surge como favorito. O ex-presidente, de 72 anos, foi condenado como beneficiár­io de um apartament­o no Guarujá (SP), ofertado pela empreiteir­a OAS em troca de contratos com a Petrobras. Se o TRF4 confirmar a sentença, o réu estará mais perto da prisão e de uma invalidaçã­o de sua eventual candidatur­a. A princípio, no entanto, Lula poderá continuar livre e fazer campanha até esgotar os recursos em tribunais penais e eleitorais. O ex -líder sindical alega inocência.

Os atos a favor de Lula começaram ontem de manhã em Porto Alegre. Segundo organizado­res, 70 mil pessoas estiveram nas ruas para manifestar apoio ao petista. À noite, Lula discursou ao lado da ex-presidenta Dilma Rousseff, sua sucessora, alvo de impeachmen­t.

“Não vou falar do meu processo, nem da Justiça. Primeiro, porque tenho advogados competente­s que já provaram minha inocência. Segundo, porque acho que aqueles que vão votar devem se ater aos autos do processo, e não convicções políticas. E terceiro: todos vocês me conhecem há 40 anos e sabem da minha essência”, disse Lula.

 ?? AFP PHOTO ?? O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de corrupção
AFP PHOTO O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de corrupção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil