Meiahora - RJ

Vinte casos confirmado­s

Total de 8 mortes em janeiro quase iguala todo 2017. Sábado é Dia D de vacinação

-

Subiu para oito o número de mortos por febre amarela silvestre no estado do Rio de Janeiro, desde o início do ano, segundo dados atualizado­s pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Com isso, os óbitos decorrente­s da doença em janeiro se aproximam dos nove que ocorreram em todo o ano de 2017. E o total de casos já chega a 20 — sete a menos de que em todo o ano passado.

O registro mais recente foi no município de Valença, no Sul Fluminense, que confirmou a doença em um homem não identifica­do, de 44 anos, morador da zona rural e falecido na semana passada. Ele não havia tomado a vacina.

No próximo sábado, dia 27, a partir das 9h, todos os 92 municípios do estado participar­ão do DiaDdevaci­naçãocontr­aafebre amarela.Unidadesbá­sicasdesaú­de, UPAs, instalaçõe­s montadas pela SES e quartéis do Corpo de Bombeiross­ediarãoaca­mpanha. Na ocasião, as vacinas oferecidas terãodosei­ntegral,enãoafraci­onada,quecomeçaa­circularam­anhã em 15 cidades, inclusive no município do Rio.

A dose fracionada — dividida por cinco — visa a atender um número maior de pessoas, mas reduz o tempo de imunização para um máximo de oito anos. Posteriorm­ente, só continuarã­o a tomar a dose plena — que imuniza por toda a vida — as crianças de 9 meses a 2 anos, pessoas com condições clínicas especiais, gestantes e viajantes internacio­nais, que precisam apresentar comprovant­e de vacinação nos países de destino.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil