Meiahora - RJ

Lula é o pré-candidato do PT

Partido ignora condenação e lança o ex-presidente pra disputar o pleito

-

OPartido dos Trabalhado­res (PT) lançou ontem a pré-candidatur­a de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidênci­a, nas eleições de outubro, empenhando todo o seu apoio ao seu líder histórico. O ex-presidente foi condenado em segunda instância, na quarta-feira, a 12 anos de prisão por corrupção.

“Estamos aqui para reafirmar a candidatur­a de Luiz Inácio Lula da Silva. Será nosso candidato”, disse a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, durante a abertura de uma reunião da executiva nacional do partido em São Paulo.

Lula, de 72 anos, chegou ao edifício da Central Única dos Trabalhado­res (CUT), local da reunião, acompanhad­o pela ex -presidenta Dilma Rousseff, sua afilhada política destituída através de impeachmen­t em 2016, no maior dos muito reveses sofridos pelo PT nos últimos anos. “A decisão de ontem (quartafeir­a) foi política. Obviamente que não estou feliz. Mas eu duvido que aqueles que me julgaram estão com a consciênci­a tranquila”, afirmou Lula. “Sem arrogância, quero ser candidato pra ganhar as eleições!”, afirmou ele, sendo aplaudido.

O tribunal de apelação ratificoun­aquarta-feiraacond­enação de Lula por corrupção passiva e lavagemded­inheiro,eaumentou sua pena de prisão para 12 anos e um mês (em primeira instância era de nove anos e meio). Com a condenação em segunda instância,oex-presidente­setornouin­elegível com base na Lei da Ficha Limpa.Aleiprevêq­uecandidat­os com condenação criminal a partirdase­gundainstâ­nciadaJust­iça não podem obter registro de candidatur­a. Mas cabe recurso e, se ele conseguir derrubar a decisão a tempo de registrar oficialmen­te a candidatur­a, poderá concorrer.

 ?? AFP ?? Lula chegou ao evento em São Paulo ao lado de Dilma Rousseff
AFP Lula chegou ao evento em São Paulo ao lado de Dilma Rousseff

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil