Meiahora - RJ

Vem aí a fera do futuro

A Yamaha apresenta a ‘MotoriD’ no salão de tecnologia CES, de Las Vegas

-

Afabricant­e japonesa Yamaha apresentou no salão eletrônico CES, de Las Vegas, nos Estados Unidos, a ‘MotoriD’. Chamada de moto do futuro, seu principal objetivo será interagir com o piloto para garantir sua segurança e seu conforto.

Esse protótipo de moto elétrica foi exibido durante uma demonstraç­ão de sua capacidade para se manter equilibrad­a, mesmo sem ser tripulada, enquanto um de seus projetista­s, Kinji Asamura, tentava fazê-la cair, para deleite dos frequentad­ores do salão. “A motociclet­a é do passado, a ‘MotoroiD’ é o futuro”, declarou à Agência France Presse (AFP) um porta-voz da Yamaha, John Boreland, durante a maior exposição tecnológic­a do mundo.

“O objetivo é ver quais lições podemos aprender para conectar mais eficazment­e a máquina ao ser humano”, acrescento­u Boreland.

A Yamaha ainda não testou seu protótipo com um piloto humano. Por enquanto, fez testes apenas com um robô, programado para dirigir uma moto a mais de 200 km/h. Mas as conclusões tiradas permitem estabelece­r que “os seres humanos reagem muito mais rápido”, destacou ainda o porta-voz da fabricante japonesa.

A ‘MotoroiD’ também zela pela segurança de seu piloto. Pequenas asas instaladas na parte de trás do assento foram projetadas para proteger o motociclis­ta, quando aumenta a velocidade, para que se assegure que esteja em uma boa posição e confiante do ponto de vista psicológic­o, explicou Boreland.

“Em algum momento, tudo irá se misturar e você será parte da moto e a moto tomará as decisões por você”, disse o porta-voz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil