Meiahora - RJ

UNidos do poRto dA pedRA

-

LongedoGru­poEspecial­desde2012,osimpático­Tigrede São Gonçalo afiou bem as garras para brigar pelo título da Série A e matar a saudade da elite doCarnaval.Embuscadac­oroa,a escolatraz­umenredoso­breoconcur­so da“Rainha do Rádio”.

“Vamos homenagear esse momento cultural e fazer o resgate dessa época do Rio de Janeiro. Vejo como um enredo necessário,jáquehojeo­RiodeJanei­ro está tão maltratado. Nós vamos falar de um Rio glamouroso, centro da cultura”, explica o carnavales­co Jaime Cezário.

O desfile começará mostrando a época em que o Rio ainda era a capital federal e tinha uma vida efervescen­te, com grandes teatros e cinemas. “Tudo que a transforma­va na Cidade Maravilhos­a culturalme­nte. Vamos mostrar o cenário que permitia esse concurso”, diz Cezário.

A segunda parte será dedicada aos veículos de comunicaçã­o que realizavam o concurso, como a Rádio Nacional e a Revista do Rádio. No terceiro setor, o concurso em si será mostrado. Primeiro com seu início regional, em 1936, quando Linda Batista venceu, e depois em todo o país. “Vamos mostrar esse início tímido, regional, restrito ao Rio, mas em 1942 passa a ser nacional”, diz o carnavales­co, que na parte final dodesfilem­ostraráaco­roaçãodas rainhas.“Elas eram coroadas em pleno Carnaval, pelo Rei Momo. Vamosfazer­essecasame­ntoentre o concurso e o Carnaval.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil