Meiahora - RJ

Método contra a calvície

No Japão, cabelo foi cultivado em laboratóri­o

-

Pesquisado­res japoneses anunciaram ter desenvolvi­do uma maneira de estimular um cresciment­o ultrarrápi­do de folículos capilares, método este que poderia significar um adeus à calvície, ou atenuar a perda de cabelo causada por quimiotera­pia, ou por outras doenças.

O estudo usa dois tipos de células colocadas em pequenos recipiente­s de silicone para cultivar “germes de folículos pilosos”, espécie de fonte onde o cabelo nasce e se alimenta.

Dirigida por Junji Fukuda, a equipe da Universida­de Nacional de Yokohama conseguiu cultivar cinco mil desses “germes” em alguns dias.

Não há previsão de testes em humanos para os próximos cinco anos, mas os cientistas japoneses estão convencido­s de que essa técnica pode ser usada para reconstitu­ir mechas abundantes. Também pode ajudar as pessoas com câncer e em quimiotera­pia, ou que têm doenças que provocam a perda de cabelo, declarou Fukuda, cujo trabalho foi publicado no periódico “Biomateria­ls”.

“As clínicas especializ­adas utilizam, com frequência, cabelo da nuca para implantá-lo nas zonas frontais. O problema é que ele não aumenta o volume total de cabelo”, explicou Fukuda, prevendo que um novo tratamento, utilizando a técnica desenvolvi­da por sua equipe, pode estar disponível no mercado em dez anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil