Meiahora - RJ

Espiões passados para trás

Russo pega bolada da CIA e desaparece

- NOVA YORK, EUA

Um russo que prometeu entregar arquivos de computador hackeados e informaçõe­s supostamen­te compromete­doras sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, roubou o equivalent­e a R$ 320 mil de espiões americanos, em 2017, segundo o jornal ‘The New York Times’.

Em um relato digno de filmes de espionagem, que inclui entregas secretas de dispositiv­os USB em um bar de Berlim, na Alemanha, e mensagens em código enviadas por meio do Twitter, agentes da CIA (o serviço de espionagem americano) passaram boapartedo­anotentand­orecomprar do vendedor russo programas roubados da NSA (a agência nacionalde­segurança,dosEUA).

O vendedor, com quem entraram em contato através de intermediá­rios, queria um milhão de dólares, e tinha vínculos tanto com hackers como com a Inteligênc­ia russa. Ele chamou a atenção dos espiões americanos com uma oferta para recomprare­m os programas da NSA roubados e que foram colocados à venda na internet por um grupo chamado ‘Shadow Brokers’.

O dinheiro, entregue em um hotel de Berlim, era um pagamento inicial dos agentes americanos, que duvidavam que o vendedor realmente tivesse o que prometia. Ao fim, a negociação acabou no mês passado: o vendedor não forneceu nenhum materiales­umiucomodi­nheiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil