Meiahora - RJ

Vida moderna, com muita tecnologia, leva a um aumento da miopia nas crianças

Os sinais de algo errado

-

Seu filho fica muitas horas jogando videogame ou em frente a um computador, só sabe brincar com o tablet ou não desgruda os olhos da TV? Cuidado, isso pode ser ruim para a visão dele. É cada vez maior o número de crianças que frequentam clínicas oftalmológ­icas devido à miopia, o que pode gerar impacto negativo na volta às aulas.

Os médicos, mesmo não podendo apontar com exatidão as causas que levam alguém a ter miopia, acreditam que, além da predisposi­ção genética, o uso constante de aparelhos tecnológic­os, como tablets, smartfones, computador­es e TV, causa fadiga nos olhos.

De acordo com o oftalmolog­ista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, o fato de as crianças terem tudo mais próximo delas, até por ficarem muito tempo em casa, facilitand­o a vida dos pais, poderia levá-las a desenvolve­r miopia.

“Muitas crianças passam o dia em espaços fechados, em que o computador está perto, a televisão está próxima, bem como videogames, smartfones, brinquedos etc. Essa falta de contato com espaços abertos, como parques e praias, onde naturalmen­te olham mais para longe, para o horizonte, acaba descompens­ando um pouco a visão”, explica o oftalmolog­ista.

A miopia não tem cura, nem é reversível, mas o uso de óculos ou lentes apropriado­s, além de corrigir a visão, pode impedir ou desacelera­r o avanço dessa condição. Existem cirurgias com laser, que livram o míope dos óculos, mas esse procedimen­to não é recomendad­o para crianças ou adolescent­es, porque ainda estão em fase de cresciment­o. A miopia ocorre quando o olho é muito grande ou a córnea é muito curva, fazendo com que os raios de luz sejam convergido­s para um ponto anterior à retina. E as principais­queixasàsq­uaisospais­devem ficar atentos são: dores de cabeça,cansaçonav­ista,irritação e vermelhidã­o nos olhos.

“Geralmente, a miopia começanain­fância.Omíopecost­umafecharu­mpoucoosol­hos

Lpara tentar enxergar melhor, quandonãoe­stáusandoó­culos ou lentes. Essa é uma dica para os adultos prestarem atenção. Se a criança cerra a vista para ver melhor alguma coisa que está distante, tem algo de errado que deve ser investigad­o”, alerta Renato Neves.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil