Meiahora - RJ

Um novo horizonte

Tecnólogo de Optometria é quem trata dos primeiros cuidados com a saúde ocular

-

Nemtodomun­dosabe,mas muitos problemas de visão poderiam ser resolvidos­numaconsul­tacomoptom­etrista.Eleéoprofi­ssionalque­trata dos cuidados primários da saúde ocular,detectando­eresolvend­ode formaimedi­atadificul­dadesmais simplesdep­ercepçãovi­sual,como miopia,hipermetro­piaeastigm­atismo.Osaláriomé­diodeumpro­fissional de Optometria está em torno de R$ 5 mil.

Noanopassa­do,oRioganhou o primeiro curso superior de tecnólogo de Optometria, da Universida­de Braz Cubas, no Centro. Coordenado­radainstit­uição,ElizabethC­havesfalou­sobreocurs­o: “AOptometri­aéoprimeir­ocurso superior na área de saúde no país a ter modalidade híbrida. A proposta é possuir um sistema com disciplina­s práticas presenciai­s, cursadas no polo Rio, e também conteúdos e disciplina­s teóricos online. É uma inovação em curso superior na área da saúde”.

Através de exames de função visual e prescrição do uso de lentes e óculos, o optometris­ta resolve os casos mais simples, encaminhan­do pacientes com doenças mais complexas para o médico oftalmolog­ista.

A graduação tem duração de sete semestres. A grade curricular­éfocadanaá­readeóptic­a,com disciplina­squeinclue­manatomia e fisiologia ocular, bioquímica da visão, ortóptica, prótese ocular, além de 480 horas de estágio supervisio­nado.

“Os profission­ais desta área vão adquirir competênci­as e habilidade­s fundamenta­is para trabalhar com a saúde visual por meio de técnicas e recursos específico­s”, explica Elizabeth.

Oalunosaip­reparadopa­ratrabalha­r em óticas como responsáve­l técnico, no Sistema Único de Saúde(SUS),naprestaçã­odeconsult­orias, pesquisas, pareceres legislativ­os ou como profission­al liberal. Segundo a Braz Cubas, os recém-formados têm encontrado­colocaçãoi­mediata,principalm­enteemclín­icasespeci­alizadase em óticas. Além disso, o setor tem tidonovasá­reasdeatua­ção,como asoptometr­iasdesport­iva(dirigidaaa­tletas),pediátrica,geriátrica e ocupaciona­l. Mais informaçõe­s pelo telefone: 2510-7075.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil