Meiahora - RJ

General já lubrifica a máquina da Segurança

Homem forte do intervento­r mantém conversas com polícias, Seap e bombeiros

-

ASegurança Pública do estado do Rio já está sob o comando do General de Divisão Mauro Sinott Lopes, um dos homens fortes do intervento­r federal, o general Walter Souza Braga Netto, chefe do Comando Militar do Leste (CML). O oficial vem realizando reuniões desde a segunda-feira na sede do CML, na região central do Rio, para traçar um diagnóstic­o da situação de cada uma das áreas da segurança, bem como para receber sugestões. Por enquanto, estão sendo discutidas apenas questões administra­tivas.

Na segunda-feira, o encontro foi com a Polícia Militar. Na terça, foi a vez da Polícia Civil. Fontes contaram que o delegado Carlos Leba reclamou, no encontro com Sinott Lopes, da falta de dinheiro e de pessoal, salientand­o a necessidad­e de concurso público para a instituiçã­o.

Ontem, a reunião foi com a Secretaria de Administra­ção Penitenciá­ria (Seap). O secretário David Anthony e mais cinco subsecretá­rios apresentar­am um relatório com as principais demandas da pasta, além de levar propostas para reduzir a superlotaç­ão carcerária. Entre as preocupaçõ­es da Seap estão o pagamento dos fornecedor­es de alimentos à população carcerária (51 mil presos), cuja falta poderia gerar rebeliões, e a dificuldad­e no transporte de presos, já que apenas oito das 36 viaturas estão em condições de funcionar.

 ?? Tânia Rêgo / agência BRasil ?? Veículos militares foram enviados a Japeri para a operação conjunta de varredura na penitenciá­ria
Tânia Rêgo / agência BRasil Veículos militares foram enviados a Japeri para a operação conjunta de varredura na penitenciá­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil