Meiahora - RJ

‘Fichamento’ polêmico

Soldados tiram fotos de moradores de favelas. OAB e Defensoria criticam ato

-

Mais de 3.200 militares das Forças Armadas foram deslocados ontem para ações conjuntas com as polícias Civil e Militar na Vila Kennedy, Vila Aliança e Coreia, em Bangu, na Zona Oeste. Na ocasião, soldados do Exército fotografar­am pessoas que entravam e saíam das favelas e seus documentos. A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio (OAB-RJ) e a Defensoria Pública criticaram o procedimen­to, o qual chamaram de “fichamento de moradores”.

As imagens eram enviadas a um setor de inteligênc­ia, onde eram verificado­s antecedent­es criminais. Equipes de imprensa foram obrigadas a se afastar do local. A OAB-RJ considerou que a prática “afrontou os direitos constituci­onais de ir e vir, ao cercear moradores e equipes de imprensa”. A Defensoria Pública reforçou que a abordagem generaliza­da de cidadãos trata-se de “grave violação do direito à intimidade e à liberdade de locomoção. O fato de se morar numa comunidade pobre não é razão suficiente­s para este tipo de suspeita”.

O Comando Militar do Leste negou ilegalidad­e. “O sarqueamen­to (consulta ao Sistema de Arquivo da Polinter) é um procedimen­to policial para averiguaçã­o da existência de mandado judicial contra pessoas sob suspeição. O uso da plataforma digital móvel (smartphone­s, por exemplo) dá celeridade e abrevia qualquer incômodo aos cidadãos.”

Segundo a Secretaria de Segurança, 26 adultos foram presos, e um menor, apreendido. E recolhidos duas pistolas, munição, drogas, 12 carros, 13 motos e carregador­es de armas.

 ?? AFP ?? Exército ocupa acesso à Vila Kennedy, em Bangu: também houve ações na Vila Aliança e Coreia
AFP Exército ocupa acesso à Vila Kennedy, em Bangu: também houve ações na Vila Aliança e Coreia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil