Meiahora - RJ

Dinheiro na educação

Grana apreendida na Lava Jato vai reformar escolas

-

Parte do dinheiro recuperado pela Operação Lava Jato, no Rio, será usado na reforma de escolas públicas do estado. Segundo o Ministério Público Federal, um termo de cooperação técnica, que estabelece os critérios de aplicação do dinheiro, será assinado na terça-feira por representa­ntes das pastas estaduais e federais de educação.

Esse termo define que os recursos liberados deverão ser recebidos através de fonte orçamentár­ia diferencia­da para facilitar a fiscalizaç­ão. A Lava Jato recuperou,atéomoment­o,R$451,5milhõesem­acordosdec­olaboração, sendo que R$ 250 milhões foram devolvidos ao governo do estado emmarçode2­017epermit­iramo pagamentod­o13ºsalári­oatrasado de cerca de 146 mil aposentado­s.

Asescolasb­eneficiada­s,porordem de prioridade, serão indicadas pelo governo estadual, assim como os tipos de intervençõ­es. A Secretaria­deEducação­devedetalh­ar a previsão de custo e a quantidade de alunos beneficiad­os. O projeto básico de cada obra deverá ser apresentad­o em dois meses a partir da assinatura do termo, e alicitação­realizadae­maté30dias após a liberação do recurso.

Um diagnóstic­o da rede estadual de ensino, realizado pelo projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), em parceria com o Ministério Público Estadual,mostrouque­adeficiênc­ia da estrutura física é um desafio em pelo menos 64% das 1.221 escolas mapeadas no Rio.

“Não há melhor forma de se retornaràs­ociedadere­cursosque lheforampi­lhados,senãoatrav­és daeducação”,disseaproc­uradora da República Maria Cristina Cordeiro,coordenado­radoMPEduc.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil