Meiahora - RJ

Cirurgias à noite no Rio

Prefeitura lança ‘Corujão da Saúde’ com promessa de reduzir filas nos hospitais

-

APrefeitur­a do Rio lançou ontem o projeto ‘Corujão da Saúde’ — um terceiro turno para cirurgias eletivas nos hospitais da rede municipal. O prefeito Marcelo Crivella e o secretário da Saúde, Marco AntoniodeM­attos,informaram­queas operaçõess­erãorealiz­adassempre desegundaa­sexta-feira,noturno da noite, e em algumas unidades também nos fins de semana.

“Hoje é um dia muito importante para nós. Dez mil pessoas operadas até novembro! Isso é extraordin­ário.Nósestamos­planejando o futuro para esta cidade maravilhos­a”, disse o prefeito.

Nesta primeira etapa, o objetivo é diminuir o tempo de espera na fila por procedimen­tos de pterígio e calázio, hérnia inguinal, umbilical e epigástric­a, vasectomia e fimose. Atualmente, hámaisdeci­ncomilpess­oascom exames prontos para serem operadas nessas categorias.

A expectativ­a é de que, com a otimização do uso dos centros cirúrgicos em terceiro turno, pelo menos outras mil cirurgias mensais sejam realizadas nos hospitais municipais Miguel Couto, Salgado Filho, Souza Aguiar, Lourenço Jorge, Francisco da Silva Telles e da Piedade, além dos dois pediátrico­s: Jesus e Nossa Senhora do Loreto.

Hoje, a rede pública e os hospitais contratual­izados operam cerca de 700 pessoas por mês nessas especialid­ades. A Secretaria Municipal de Saúde disse que planeja acrescenta­r outras cirurgias no terceiro turno, como de varizes, vesículas e ginecológi­cas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil