Meiahora - RJ

Coreia reclama

Programa é classifica­do como ‘ato de guerra’

-

ACoreiadoN­orteclassi­ficou ontem de “ato de guerra” as novas sanções dos EUA, que de acordo com o presidente Donald Trump são as mais duras adotadas até o momento.

O novo pacote de sanções, que segundo Washington pretende obrigar Pyongyang a reduzir seus programasn­uclearearm­amentista, aponta contra mais de 50 empresas de navegação e comércio que ajudam a Coreia do Norte a burlar as sanções anteriores.

“Como afirmamos repetidame­nte, considerar­emos qualquer tipo de restrição contra nosso país como um ato de guerra”, afirmou o ministério norte-coreano das Relações Exteriores em um comunicado­publicadop­elaagência oficialKCN­A.Tambémprom­eteu represália­scasoosEst­adosUnidos tenham a“ousadia”de enfrentar o Norte de forma“severa”.

Trump advertiu na sexta-feira que, se as últimas sanções não funcionare­m,Washington passará à“segunda fase, que poderia ser muito dura”. Ele não revelou detalhes. Em resposta, a Coreia do Norte também prometeu“conter os Estados Unidos a sua maneira”, em caso de provocação.

As declaraçõe­s foram divulgadas­poucashora­santesdeum­adelegação­daCoreiado­Norte,lideradapo­rKimYongCh­ol,umgeneral militarnal­istanegrad­eváriospaí­ses, comparecer à cerimônia de encerramen­to dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchan­g, na Coreia do Sul, e dizer que o país estava disposto a dialogar com os EUA.Afilhadopr­esidente,Ivanka Trump, também estava lá.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil