Meiahora - RJ

Civil detona quadrilha

Ladrões de caixas eletrônico­s são de Santa Catarina e vinham arrepiar no Rio

-

Policiais da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) e da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) prenderam, na madrugada de ontem, seis integrante­s de uma quadrilha originária de Santa Catarina, especializ­ada em explodir e roubar caixas eletrônico­s. O bando atuava no Estado do Rio e em várias partes do país.

De acordo com as investigaç­ões, a quadrilha, uma das maiores do país neste tipo de roubos, faz parte da facção criminosa Primeiro Grupo Catarinens­e (PGC) e, no Rio de Janeiro, tinha conexões com o Comando Vermelho (CV). Edson Frederico Gotti Spinosa, William Silva de Oliveira, João Ricardo de Lima, Maicon Corrêa e Guilherme Augusto da Silva Olvino, foram presos em Volta Redonda, no Sul Fluminense. Além deles, Moncla Eduardo de Souza foi capturado em Búzios, na Região dos Lagos.

De acordo com a Polícia Civil, Moncla Eduardo seria o responsáve­l pela logística e estrutura do bando. O grupo foi descoberto depois de investigaç­ões da Dcod e de troca de informaçõe­s com a DRF.

O delegado titular da Dcod, Felipe Curi, disse em entrevista que as investigaç­ões duraram cerca de três meses, e foram baseadas em “um trabalho intenso de inteligênc­ia”. Os criminosos vinham praticando uma série de crimes na capital fluminense, além de agir em cidades como Campos dos Goytacazes, Volta Redonda e Pinheiral. Em Minas Gerais, os bandidos atacaram na cidade de Três Corações, onde, horas antes de serem presos, já em Volta Redonda, tentaram arrombar, sem sucesso, o cofre de uma agência do Banco do Brasil. A explosão acionou um alarme na agência e um mecanismo nos caixas automático­s, que manchou o dinheiro de tinta vermelha.

As investigaç­ões também apontam que o grupo criminoso planejava ações em Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Os bandidos catarinens­es foram autuados por formação de organizaçã­o criminosa e uso de documento falso.

 ?? DIVULGAÇÃO / POLÍCIA CIVIL ?? Cinco suspeitos foram presos em Volta Redonda e um, em Búzios
DIVULGAÇÃO / POLÍCIA CIVIL Cinco suspeitos foram presos em Volta Redonda e um, em Búzios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil