Meiahora - RJ

Pó a rodo no porto do Rio

Polícia Federal suspeita que 1,5 tonelada de cocaína apreendida seguiria pra Bélgica

-

APolícia Federal (PF) acredita que o carregamen­to de 1,5 tonelada de cocaína pura encontrado na noite de quinta-feira dentro de dois contêinere­s, no Porto do Rio de Janeiro, tinha como destino a Antuérpia, na Bélgica, considerad­a pelas autoridade­s policiais como a principal porta de entrada de drogas no continente europeu. No ano passado, segundo a PF, 25 toneladas da droga foram apreendida­s no porto do país europeu.

O chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecen­tes da PF, Carlos Eduardo Thomé, afirmou que uma quadrilha internacio­nal seria responsáve­l pelo transporte da droga, mas não descartou a possibilid­ade de facções do Rio de Janeiro estarem por trás da ação para abastecer comunidade­s cariocas.

Segundo a Polícia Civil, que atuou em parceria com a PF e a Receita Federal, a apreensão de 1,5 tonelada da pasta base de cocaína foi a maior da história do Rio de Janeiro. Após passar pelo processo de“batismo”nas mãos de traficante­s, quando a pasta é misturada com outras substância­s, a carga poderia render até 10 toneladas de cocaína para usuários. Especialis­tas disseram que a droga, depois de refinada, teria um valor de mercado de cerca de R$ 250 milhões.

A operação para localizar o material ilícito foi iniciada pela Receita Federal, que, após verificar as notas dos contêinere­s, acionou a PF para que fosse feita a fiscalizaç­ão. Os agentes federais acionaram a Polícia Civil e realizaram vasculhame­nto.

Os dois contêinere­s onde as drogas foram colocadas transporta­vam material de construção comdestino­àBélgica.Noentanto, Thoménãode­scartaapos­sibilidade de a contaminaç­ão da carga ter ocorridoem­território­nacional.A cocaínafoi­localizada­dentrode48 malas de viagem, misturadas com o material de construção.

 ??  ?? Todaessadr­ogaestavae­m48malas,escondidas­emdoiscont­êineres
Todaessadr­ogaestavae­m48malas,escondidas­emdoiscont­êineres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil