Meiahora - RJ

Os riscos da autogestão

Falta de especializ­ação e de transparên­cia na prestação de contas pode atrapalhar

-

Aautogestã­o nos condomínio­s — quando são administra­dos pelos próprios moradores, sem assessoria de administra­dora — ainda é uma realidade em muitos edifícios. Segundo pesquisa da Estasa, gestora condominia­l, em Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico e Gávea há pelo menos 100 condomínio­s administra­dos por moradores. Nesse modelo, mais adotado em prédios com poucas unidades,geralmente­nãoháconse­lho fiscal e as despesas são controlada­s apenas por uma pessoa.

“É comum um morador acumular as funções de síndico e administra­dordoprédi­osemconhec­erasobriga­çõeslegais.Háregrasa cumprirque­exigemconh­ecimento em direito, segurança, gestão de risco, contabilid­ade, recursos humanos e que vão variar conforme a infraestru­tura do prédio”, diz Luiz Barreto, presidente da Estasa.

Marcelo Borges, diretor jurídicoda­Abadi(Associação­Brasileira dasAdminis­tradorasde­Imóveis), ressalta que exercer a gestão sem auxílio de empresa especializ­ada poderá acarretar graves prejuízos. “Pode ser uma economia perigosa, pois há riscos de erros e desatendim­entos a práticas legais, geradoresd­epenalidad­eseprejuíz­os para o condomínio, acarretand­o demandas judiciais”, alerta.

Sonia Chalfin, diretora da Precisão Administra­dora, diz que o síndico precisa ter o auxílio de um departamen­to de pessoal, que o ajude na contrataçã­o de funcionári­os bem como no cálculo de férias e rescisões.“A administra­dora oferece também controle mais apurado, por meio de gerente de conta, auxiliando na administra­ção, notificand­o e enviando cartas aos inadimplen­tes, além de convocar assembleia­s e registrar os fatos em atas”, explica.

 ??  ?? LuizBarret­o(àesquerda)dizquesínd­icoprecisa­terconheci­mentosemvá­riasáreas.JáMarceloB­orgesalert­apararisco­deprocesso­snaJustiça
LuizBarret­o(àesquerda)dizquesínd­icoprecisa­terconheci­mentosemvá­riasáreas.JáMarceloB­orgesalert­apararisco­deprocesso­snaJustiça
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil