Meiahora - RJ

Copa pode ter árbitro de vídeo

-

Internatio­nal Football Associatio­n Board (IFAB) aprovou ontem o árbitro assistente de vídeo (VAR) como uma regra do futebol. No dia 16 de março, a Fifa terá uma reunião na Colômbia onde deve confirmar o uso desta tecnologia na Copa do Mundo da Rússia.

O VAR só poderá ser consultado em quatro situações: lances de gol, marcação de pênaltis, expulsões e confusão na identidade dos jogadores. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, comemorou a decisão da Internatio­nal Board.

“Essa é uma notícia importante. É um assunto que vem sendo discutido há décadas. Há dois anos, decidimos testarpara­sabersefun­cionariaou não. Fizemos esses testes, analisamos, cerca de 20 federações testaram, tivemos uma análise acadêmica e chegamos à conclusão que o VAR é bom para o futebol e para a arbitragem, traz mais justiça aos jogos. Por isso, decidimos aprovar”, disse Infantino, acrescenta­ndo que vai atuar fortemente a favor da aprovação do árbitro de vídeo na reunião do próximo dia 16.

A Internatio­nal Board também incluiu nas regras do jogo a quarta substituiç­ão, que só poderá ser feita em caso de haver prorrogaçã­o. Essa mudança também será discutida pela Fifa na Colômbia para ser utilizada já na Copa de 2018, que começa no dia 14 de junho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil