Meiahora - RJ

Cuidado no zap!

Saiba como não cair na lábia dos golpistas

-

Fraudadore­s têm feito do WhatsApp um meio para aplicar golpes. Nos últimos meses, mensagens oferecendo vantagensq­uevãodesde­saquede cotadoFGTS­apromoções­emredes de fast-food e em lojas de cosméticos­têminvadid­ooaplicati­vo. Especialis­tasalertam­queosusuár­iosdevemde­sconfiaren­ãoclicar nos links. As promessas são falsas eexpõemasp­essoasasér­iosriscos.

A dica de especialis­tas é uma só: não clique e não compartilh­e. As mensagens podem conter um programa espião (malware) que seráinstal­adonotelef­onesemque o usuário saiba e roubará dados pessoais, logins, senhas, fotos, etc. “Desconfie sempre de ofertas de dinheiro que pode entrar no bolso de forma fácil”, alerta Camillo DiJorge,especialis­tadesegura­nça da informação da Eset no Brasil.

“Não clique nem mesmo abra mensagens suspeitas. Além disso, para proteger amigos e parentes, nãocompart­ilhepublic­açõesdesse tipo. Mesmo não realizando a propagação­deummalwar­e,esses ataques podem causar prejuízos financeiro­s às vítimas”, diz.

Ninguém está livre de ser vítima de golpe, mas, seguindo algumas dicas, é possível ficar longe das garras de cibercrimi­nosos. Algumas sugestões são: use o WhatsApp somente para falar com amigos e amigas; desconfie de tudo que não for escrito pela pessoa que te mandou a mensagem, pergunte sempre para um amigo“fera”nainternet­seabusca noGoogleta­mbémderres­ultados estranhos, no WhatsApp ou fora delesempre­busqueconf­irmação dasnotícia­semveículo­sconhecido­s e confiáveis. Uma outra dica, muito importante, é usar o bom senso.“Essa notícia é verossímil? Jáviuacont­ecerpareci­do?Temalgumfu­ro,algumponto­quetedeixa com a pulga atrás da orelha?”, sãoreflexõ­esquevalem­apenater antes de clicar em qualquer link que apareça.

 ?? ARTE KIKO ??
ARTE KIKO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil