Meiahora - RJ

PassarInHo De PaPeL

-

Quem nunca soltou pipa numa tarde de verão não sabe o que é liberdade. Sentir o vento impulsiona­r aquele objeto tão simples e comum por entre o céu e brincar de ser passarinho perseguind­o nuvens e se imaginando olhando o mundo pequenino lá do alto. Não tem coisa melhor. Tudo sem cerol, é claro, porque a pipa é um instrument­o feito para se divertir e não uma arma de guerra que pode tirar a vida das pessoas.

Eu, na minha época de moleque, soltei muita pipa e até hoje lembro a alegria que era passar a tarde toda no mundo da lua. É uma arte que, infelizmen­te, vem perdendo espaço no coração da criançada, que prefere ficar vidrada no celular e no tablet. Uma pena, porque elas não sabem o que estão perdendo! Ainda bem que no subúrbio carioca a pipa ainda é a rainha do céu e volta e meia, quando olhamos para o alt,o vemos várias cores zigzaguean­do sem parar em busca da próxima corrente de vento.

Já vi que tem molecada aí que nunca passou por essa experiênci­a, mas já está doida para participar da festa. Para quem não sabe, a pipa (ou papagaio ou cafifa, como também são chamadas) é o brinquedo mais simples do mundo: apenas duas varetas de madeira e papel em diversas cores. Ela pode ser da cor do seu time favorito ou até feita de jornal! Claro que dá para comprar uma pronta em vários lugares espalhados pela cidade, mas o legal mesmo é colocar para voar algo que você mesmo projetou. A rabiola (ou o rabo da pipa) também tem que ser feita com todo cuidado, porque é ela que dá estabilida­de para a pipa decolar. De resto, é só enrolar a linha em um carretel (eu usava uma lata de leite em pó), embicar seu pássaro de papel e voar por aí! Garanto que será uma tarde bem mais legal do que ficar enfurnado dentro de casa jogando videogame.

Não sabe como fazer sua pipa? Pergunte para seu pai como é. Se ele também não sabe, tem um monte de vídeo na internet mostrando como faz. Chame seu pai e seus amigos e façam suas próprias pipas! Boa diversão! #ficadica.

E tá falado!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil