Meiahora - RJ

É impossível falsificar

Placa usará o modelo adotado no Mercosul. Mudança vale a partir de setembro

-

Aplaca padrão Mercosul será mais barata e impossível de falsificar, afirmou Maurício Alves, diretor do Denatran, em entrevista dada na segunda-feira. Aprovada pelo Contran, a nova padronagem terá itens de segurança para evitar falsificaç­ões e clonagens. “Será impossível (fraudar), pois elementos como o QR code, o próprio chip e outros elementos de segurança, que têm na própria placa, só poderão ser oferecidos pelo Denatran e repassados para as fábricas”, explica.

Aguardada desde 2014, a confirmaçã­o da implantaçã­o do sistema foi divulgada na última quinta-feira, no Diário Oficial da União. Na resolução, o texto determina que carros novos ou que passem por mudanças de Unidade Federativa deverão utilizar o modelo a partir de setembro. Mas o prazo final para que toda a frota nacional utilize a nova versão é até 2023.

Novo design

O design foi desenvolvi­do pelos países do Mercosul e já está sendo utilizado na Argentina e Uruguai. As placas terão um fundo branco e uma tarja azul na parte superior. No lado esquerdo, haverá o logo do Mercosul. Do lado direito, a bandeira da federação. E no centro da tarja azul, o nome do país. Além disso, abaixo da bandeira, ficará a identifica­ção do estado e da cidade.

Segundo a resolução do Contran, todas as placas terão sete caracteres alfanuméri­cos estampados em alto relevo. A combinação será fornecida pelo Departamen­to Nacional de Trânsito (Denatran). Hoje, a identifica­ção é formada por três letras e quatro números. O tamanho das placas segue igual (40 centímetro­s de compriment­o por 13 de largura).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil