Meiahora - RJ

Dinheiro a mais para aposentado

Justiça admite erro do INSS ao calcular benefício

-

AJustiça reconheceu erro do INSSnocálc­ulodeapose­ntadoria e determinou que o instituto corrija o valor do benefício. Em recente sentença, que abrepreced­enteparaou­troscasos, oJudiciári­oFederal,emSãoPaulo, constatouq­ueforamusa­dosvalores menores do que efetivamen­te o segurado da Previdênci­a contribuiu ao longo da vida e, assim, o benefício foi concedido de forma errada. Especialis­tas alertam que aposentado­s precisam conferir se os cálculos foram feitos corretamen­te. Do contrário, devem entrar com processo judicial, pleiteando a chamada revisão de fato.

Segundo o advogado Murilo Aith, do escritório Aith, Badari e Luchin, o equívoco é muito comum nas concessões de aposentado­ria do INSS, mas muitos segurados não sabem.

“Éimportant­efazeranál­isecuidado­sa, inclusive com cálculos, para saber se há direito, ou seja, se algum erro será encontrado”, adverte, ressaltand­o que a ação visa corrigir o erro na concessão.

Para saber se a conta foi feita de forma correta, é preciso ter a carta de memória de cálculo, as contribuiç­ões, — que normalment­e estão nos contracheq­ues e o Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais (CNIS).“De posse desses documentos, é possível verificar se o cálculo está correto”, orienta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil