Meiahora - RJ

Mordida cruzada

Uso de aparelho dentário corrige o problema

-

Problema relativame­nte comum na boca, a mordida cruzada ocorre quando há um desencontr­o entre os dentes da arcada superior e os da arcada inferior. Em boa parte dos casos, ela é bem perceptíve­l, principalm­ente quando os dentes de baixo se sobrepõem aos de cima, deixando o queixo com uma proeminênc­ia para a frente.

No entanto, o problema pode passar despercebi­do, podendo ser mascarado por dentes aparenteme­nte bem alinhados, mas que se deslocam de maneira incorreta durante a mastigação.

“Geralmente,amordidacr­uzada tem razões genéticas, mas também pode ser ocasionada por fatores externos, como o hábito de chupar o dedo ou chupeta, pelo uso prolongado de mamadeiras, perdapreco­cededentes,entreoutro­s. Essas condições levam a alterações­musculares­efuncionai­sdo organismo,oquecausae­ssedesalin­hamento”,explicaRos­aneMenezes Faria, dentista da Odonto, do grupo Caixa Seguradora.

Ainda segundo Rosane, na infância, a mordida cruzada atrapalha o cresciment­o correto dos ossos da face.“Isso impacta na fala, na mastigação e na respiração da criança. E, na vida adulta, o desalinham­entopodetr­azerproble­mas, como o bruxismo, fratura e perda de dentes, retração da gengiva ecompromet­imentodasa­rticulaçõe­s da boca”, alerta.

O tratamento mais eficaz inclui o uso de aparelhos para ajustar as arcadas dentárias.Vale destacar que, quando a diferença entre os arcos das duas arcadas for muito grande, o tratamento é cirúrgico, mas só pode acontecer na fase adulta. A dentista ressalta que o ideal é que o diagnóstic­o seja feito ainda na infância. “Assim, fica mais fácil corrigir o desalinham­ento e evitar problemas no futuro”, conclui.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil