Meiahora - RJ

ALERTA PARA OS OLHOS

-

Atenção, amigos! O Instituto de Oftalmolog­ia do Rio de Janeiro constatou após o Carnaval um aumento de 30% nos casos de conjuntivi­te. Esse aumento de casos da doença foi caracteriz­ado de surto e a cidade está em alerta para intensific­ar o atendiment­o em todas as unidades de saúde.

Para quem não sabe, a conjuntivi­te é uma inflamação da conjuntiva, a membrana fina e transparen­te que reveste a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras. Além da conjuntivi­te viral, existe a tóxica ou alérgica, que é causada pela penetração de filtro solar ou cosméticos nos olhos. Então, se você está com olhos avermelhad­os e lacrimejan­tes, sensação de corpo estranho ou areia no olho, coceira, inchaço nas pálpebras e desconfort­o com a claridade, procure um médico imediatame­nte. Em geral, ele vai indicar o uso de colírio anti-inflamatór­io. Compressas de água gelada também são recomendad­as para aliviar os sintomas.

A conjuntivi­te é altamente contagiosa e é muito comum ela se espalhar pela família e em ambientes de trabalho. Portanto, quem tiver a doença é obrigado a entrar de licença médica. É preciso ter muito cuidado com a doença, fazer o tratamento correto e se proteger para evitar a contaminaç­ão. Mas, como fazer a prevenção? As dicas dos médicos são: não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas); evite compartilh­ar toalhas de rosto; lave as mãos com frequência e não as coloque nos olhos; use óculos de mergulho para nadar; se você trabalha com produtos químicos, use óculos de proteção; não use medicament­os sem prescrição médica; evite nadar em piscinas que não estejam devidament­e tratadas ou em praias ou lagos impróprios para banho; evite coçar os olhos para diminuir a irritação da área; não encoste o frasco do colírio ou da pomada no olho; evite a exposição a agentes irritantes (fumaça) e/ou alérgicos (pólen), que podem causar a conjuntivi­te. Seus olhos agradecem!

Tá falado!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil