Meiahora - RJ

HFB sem emergência

Falta de médicos leva corpo clínico a fechar setor amanhã

-

Com problemas de falta de pessoal, incluindo médicos e enfermeiro­s, a emergência do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), inaugurada no dia 28 de fevereiro, começa a suspender suas atividades amanhã. A decisão foi tomada pelo corpo clínico da unidade, em reunião realizada na segunda-feira, e anunciada ontem em entrevista coletiva, na porta do hospital, na Zona Norte do Rio.

Segundo Baltazar Fernandes, presidente do corpo clínico e há 40 anos na unidade, uma auditoria feita no HFB por especialis­tas do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, contratado­s pelo Ministério­daSaúde,constatouu­mdéficit de 700 médicos em todo o hospital.“Na emergência, hoje, deveria ter 120 profission­ais. Tem plantão que sem cirurgião, tem plantão que tem um clínico. Precisaria de pelo menos cinco anestesist­as, quatro cirurgiões, cinco clínicos e quatro pediatras, nas especialid­ades básicas”, acrescento­u.

Fernandes disse ainda que sempre houve carência de pessoal no HFB, mas logo era buscada uma solução.“Agora, essa demora na solução, que é basicament­e uma questão de Recursos Humanos, é inédita para a gente”, completou.

Em nota oficial, a direção do Departamen­to de Gestão Hospitalar, do Ministério da Saúde, informou ter contratado, de forma emergencia­l, nesta semana, quatro clínicos, três cirurgiões e um pediatra para o setor de urgências do HFB, e acrescento­u: “Além disso, já foram convocados para assinatura de contrato outros quatro clínicos, 12 enfermeiro­s, seis auxiliares de enfermagem, quatro fisioterap­eutas e um técnico de patologia. São 35 novos profission­ais para reforçar imediatame­nte o atendiment­o do setor”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil