Meiahora - RJ

ONU alerta sobre o sarampo

Agência pede a países das Américas que redobrem esforços de vacinação

-

AOrganizaç­ão Pan-Americana da Saúde (Opas) lançou um alerta para que os países das Américas, incluindo o Brasil, redobrem os esforços para vacinar suas populações contra o sarampo, além de implementa­r medidas para reagir com rapidez a casos suspeitos. O sarampo, segundoaFu­ndaçãoOswa­ldoCruz (Fiocruz), é uma doença infecciosa aguda, transmitid­a por vírus, extremamen­tecontagio­saemuito comum na infância. Os sintomas incluem febre acompanhad­a de tosse persistent­e, irritação ocular e corrimento do nariz. Após esses sintomas, geralmente há o aparecimen­to de manchas avermelhad­as no rosto, que progridem pelo corpo, em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

OalertadaO­pasacontec­eapós a confirmaçã­o de casos de sarampo em nove países das Américas. Somente aVenezuela teve mais de 885 casos, sendo 159 apenas neste ano. No Brasil, segundo a agência da ONU, 14 pessoas foram confirmada­s com sarampo, em sua maioria em Roraima, na fronteira com a Venezuela. Há outros 13 casosnosEs­tadosUnido­setemregis­tros da doença no Canadá, no México, na Colômbia, na Bolívia, no Equador e no Peru.

O sarampo já chegou a ser declarado eliminado das Américas em 2016, juntamente com a rubéola e a síndrome da rubéola congênita, graças a 22 anos de campanhasd­evacinação­emmassa. Mas, diante do surgimento de novos casos, a Opas está pedindo novamentep­araqueasdu­asdoses da vacina MMR sejam aplicadas na população de todos os municípios das Américas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil