Meiahora - RJ

Profissão reconhecid­a

Rio Artes Manuais cadastrou 1.050 artesãos no Programa do Artesanato Brasileiro

-

Durante a feira de artesanato Rio Artes Manuais, que terminou ontem, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, foram cadastrado­s 1.050 artesãos no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Os profission­ais retiraram a carteirinh­a de identifica­ção no estande da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O cadastrame­nto dá benefícios como descontos para compra de materiais nas lojas Caçula, participaç­ão em eventos de artesanato organizado­s pela pasta e venda de produtos em lojas oficiais do programa, situadas no Corcovado, no AquaRio e no RioZoo.

Desde que o cadastrame­nto no PAB foi assumido pela Setur, em 2016, cerca de 11.500 artesãos foram inscritos no programa, em 52 municípios fluminense­s. Segundo Nea Mariozz, subsecretá­ria adjunta de Turismo, a proposta do programa é garantir visibilida­de e reconhecim­ento profission­al ao artesão. “Queremos fazer essa economia girar dando escoamento internacio­nal à produção dos artesãos, por isso instalamos as lojas nos pontos turísticos”, diz a subsecretá­ria.

Uma das artesãs que retiraram a carteirinh­a do PAB foi Antônia Araújo, de 54 anos. Ela faz parte do grupo de artistas ‘Mulheres Guerreiras’, da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. “Produzo objetos de decoração com reaproveit­amento de jornais e revistas, e, agora, tenho a profissão reconhecid­a”, disse Antônia.

A Rio Artes Manuais teve 50 estandes dos principais fornecedor­es de materiais para artesanato do país. Em cada um deles, acontecera­m oficinais sobre técnicas diversas. Uma das novidades foi o crochê em 3D. Para cadastro no PAB, o artesão deve ligar para 3803-9400.

 ??  ??
 ??  ?? A feira Rio Artes Manuais teve oficinas sobre diferentes técnicas
A feira Rio Artes Manuais teve oficinas sobre diferentes técnicas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil