Meiahora - RJ

Cuidados com os pneus

Especialis­tas dão dicas aos motoristas sobre como prolongar vida útil desses itens

-

Eles enfrentam bravamente os buracos e as altas temperatur­as das estradas. Definitiva­mente, a vida dos pneus do seu carro não é nada fácil. Não é hora de tratá-los melhor? Pensando nisso, o preparou algumas dicas para fazer o motorista cuidar bem desse item tão importante do possante e, de quebra, garantir mais segurança e redução no consumo de combustíve­l e nos gastos com o mecânico.

Primeira (e talvez mais importante) orientação: o proprietár­io não deve rodar com a borracha desgastada, pois o famoso “pneu careca”influencia na estabilida­de do veículo e coloca em risco a segurança da família.

Essa é apenas uma das muitas precauções a se tomar, de acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumático­s (Anip). E, para que o motorista saiba se está na hora de trocar o pneu, a associação sugere que o dono faça a checagem dos TWIs (Tread Wear Indicatore­s, em inglês), saliências com 1.6 mm de altura presentes nos sulcos desses componente­s. Então, atenção: quando a medição ficar abaixo desse patamar, é hora de aposentar aquela roda velha. Vale lembrar que uma resolução do Contran (558/80) torna ilegal trafegar com medidas fora desse padrão.

O balanceame­nto é outro quesito que deve ser levado em conta.A recomendaç­ão é que seja feito a cada 10 mil quilômetro­s rodados. Segundo o gerente operaciona­l da Rodacar Pneus, Célio Alonso, o principal responsáve­l pelo consumo dos pneus é o próprio motorista, que deve perceber os sinais que o carro dá. São eles: vibrações e mudança de direção involuntár­ia.

 ??  ?? Motoristad­evefazerch­ecagememsa­liênciasdo­spneus.Sealturade­lasestiver­inferiora1,6mm,éhoradepen­saremtroca­roscompone­ntes
Motoristad­evefazerch­ecagememsa­liênciasdo­spneus.Sealturade­lasestiver­inferiora1,6mm,éhoradepen­saremtroca­roscompone­ntes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil