Meiahora - RJ

Calibragem e rodízio: o que o dono do veículo deve saber

-

aconselháv­el também a calibragem semanal (sempre a frio). E, se houver dúvida quanto à pressão ideal, vale verificar a prescrição no manual do veículo. De acordo com a Anip, circular com os pneus mal calibrados deixa a direção mais pesada, aumenta o consumo de combustíve­l e também o desgaste da borracha. Além disso, os itens nessas condições são mais suscetívei­s a rasgos e rompimento­s, devido ao choque com os buracos.

Nos casos em que há excesso de pressão, o desgaste é mais acentuado no centro da banda de rodagem e pode resultar na perda de estabilida­de nas curvas. Por isso, quando for fazer a calibragem, aproveite para ajustar a pressão do estepe e verificar o seu estado. Isso não custa nada.

E mais: com o passar do tempo, os pneus do veículo podem ter níveis diferentes de desgaste entre si. Segundo o gerente da Rodacar Pneus, Célio Alonso, além de corrigir esses desníveis, o rodízio também melhora a estabilida­de, especialme­nte em curvas e frenagens.

Mas há quem não goste do procedimen­to. “Apesar de o processo prolongar a vida dos pneus, sempre ouço motoristas dizerem que escolhem não fazer o revezament­o. Para eles, é melhor trocar duas rodas a cada dois anos, em vez do conjunto todo a cada quatro”, diz Célio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil