Meiahora - RJ

Vistoria em Bangu 3

Exército apreende só um celular. Detentos protestara­m com depredação

-

Uma vistoria realizada ontem na Penitenciá­ria Gabriel Ferreira Castilho, conhecida como Bangu 3-B, na Zona Oeste do Rio, constatou atos de vandalismo protagoniz­ados por detentos, que, em protesto, destruíram ventilador­es e pertences. A inspeção, que mobilizou 220 soldados do Exército e 150 agentes penitenciá­rios, era para localizar celulares e roteadores de internet. Mas apenas um telefone foi apreendido.

A operação começou às 5h e terminou às 16h. Houve princípio de rebelião em função do cancelamen­to das visitas íntimas, quando havia, pelo menos, 30 mulheres aguardando. “O nosso maior recado é mostrar que o Rio de Janeiro vai ter controle dentro e fora da cadeia”, afirmou o secretário de Administra­ção Penitenciá­ria (Seap), David Anthony.

Na prisão cumprem penas chefes do Comando Vermelho (CV), como Wilson Carlos Rabello Quintanilh­a, o “Abelha”, e Marcelo Fonseca Souza, o “Marcelo Xará”, por envolvimen­to na tentativa de invasão do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, em 2009. Na ocasião, um helicópter­o da PM foi derrubado. Além deles, há também na unidade Márcio José Guimarães, o “Tchaca”, e Márcio Gomes de Medeiros Roque, o “Márcio do Turano”.

Existem suspeitas de que, de dentro da cadeia, criminosos estejam ordenando ataques no Rio. Ao final da operação, David Anthony declarou que outras ações conjuntas serão realizadas, nos presídios e nas ruas.

 ?? DIVULGAÇÃO / SEAP ?? A operação durou 11 horas e as visitas íntimas foram canceladas
DIVULGAÇÃO / SEAP A operação durou 11 horas e as visitas íntimas foram canceladas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil