Meiahora - RJ

Tribunal manda soltar Picciani

Prisão domiciliar para o presidente afastado da Alerj

-

Preso preventiva­mente desde novembro, o presidente afastado da Assembleia Legislativ­a do Estado do Rio (Alerj), JorgePicci­ani(MDB),obteveodir­eitodepass­arparaapri­sãodomicil­iar.Adecisãofo­itomadaont­em, pelaSegund­aTurmadoSu­premo Tribunal Federal (STF), em Brasília, por 2 votos a 1, a partir do voto do relator, Dias Toffoli.

Paraominis­tro,examesprot­ocolados pela defesa mostram que o deputado tem doença grave, e o tratamento­éincompatí­velcomas instalaçõe­scarcerári­as.Oentendime­nto foi seguido pelo ministro Celso de Mello. Já o ministro Edson Fachin entendeu que a questão deve ser decidida pela Justiça Federal do Rio. Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowsk­i,que fazem partedaSeg­undaTurma,nãopartici­param da decisão.

A defesa de Picciani alegou que seucliente­passouporc­irurgiapar­a a retirada da bexiga e da próstata, em decorrênci­a de um tumor maligno, e está usando dez fraldas geriátrica­s por dia, porque não consegue controlar a micção. Laudomédic­oanexadoao­processo diz que, caso o tratamento seja feito no cárcere, Picciani correria risco de ter infecção generaliza­da.

Picciani,queestánaC­adeiaPúbli­ca de Benfica, foi preso na Operação Cadeia Velha, da Polícia Federal, que investiga o pagamento de propina a deputados estaduais do Rio por empresário­s do setor de transporte de passageiro­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil