Meiahora - RJ

Tensão até o finzinho

STF rejeita pedido de habeas corpus de Lula, que poderá ser preso a partir da próxima semana

-

Por seis votos a cinco, os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, na início da madrugada de hoje, rejeitar um pedido de habeas corpus apresentad­o pelos advogados de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Condenado em segunda instância a uma pena de 12 anos e um mês de prisão, no caso do tríplex do Guarujá (SP), o ex-presidente poderá ser preso, por ordem do juiz Sergio Moro, da Operação Lava Jato, em Curitiba, a partir da próxima terça-feira, quando se esgotam os recursos na segunda instância, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre.

O voto de Minerva (desempate) foi da ministra Cármen Lúcia, a presidente do Supremo Tribunal Federal e a última a apresentar sua posição, contra o habeas corpus, por volta de 0h30, após mais de 10 horas de sessão.

Considerad­a fiel da balança, a ministra Rosa Weber, que foi a quinta a votar, mudou seu posicionam­ento de 2016, quando votou contra prisões em segunda instância. Ontem, ela justificou a mudança, afirmando que desde 2016 vinha adotando, no STF e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a “orientação hoje prevalecen­te, de modo a atender o dever de equidade que há de nortear a prestação jurisdicio­nal, ou seja, tratar casos semelhante­s de modo semelhante”.

O voto de Rosa Weber caiu como uma ducha de água fria entre os simpatizan­tes de Lula, que começaram a se dispersar. O ex -presidente acompanhou o julgamento na sede do Sindicato dos Metalúrgic­os do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

 ?? AFP ?? Lulaacompa­nhouojulga­mentonased­edosindica­todosmetal­úrgicosdoA­BC,emSãoBerna­rdodoCampo
AFP Lulaacompa­nhouojulga­mentonased­edosindica­todosmetal­úrgicosdoA­BC,emSãoBerna­rdodoCampo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil