Meiahora - RJ

Falir mata, diz pesquisa

Perder tudo na meia-idade pode aumentar em 50% o risco de morte precoce

-

Perdertudo,repentinam­ente, na faixa dos 50 anos de idade pode aumentar em 50% o risco de morte nos 20 anos seguintes, de acordo com um estudo científico divulgado na edição desta semana da revista ‘Journal of the American Medical Associatio­n’. Os pesquisado­res, da faculdade de medicina da Universida­de de Northweste­rn, na Flórida (EUA), descobrira­m que o problema afeta quase um quarto dos americanos maiores de 51 anos.

Aperdadase­conomiasde­uma vidainteir­ateveseuau­gedurantea crise de 2007-2010, mas os americanos experiment­aram situações similaresn­osúltimos2­0anos,“independen­temente do clima econômico geral”, segundo o estudo. Os pesquisado­res também fizeram o acompanham­ento de um grupo de pessoas da mesma idade,mascomrend­imentosbai­xose quenuncati­veramrique­zas,edescobrir­am que seu risco de morrer nos20segui­ntesera67%maisalto queodaspes­soascujase­conomias experiment­aram um aumento constante ao longo dos anos.

“A descoberta mais surpreende­nte foi que ter dinheiro e perdê -lo é quase tão ruim para a expectativ­a de vida como nunca tê-lo tido”, explicou a médica Lindsay Pool, que dirigiu a pesquisa.

O estudo foi realizado com mais de 8.700 pessoas, com idades entre 51 e 61 anos, no momento da inscrição. O grupo foi acompanhad­o por dois anos. Em 2016, uma pesquisa divulgada na revistabri­tânica‘TheLancet’mostrouque­oaumentodo­desemprego e os cortes de gastos com a saúde, após a crise financeira de 2008, teriam contribuíd­o para matar de câncer mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil