Meiahora - RJ

Face muda as regras

Vazamento de dados atingiu 87 milhões de pessoas

-

OFacebook informou ontem que 87 milhões de pessoas, e não 50 milhões, tiveram seus dados vazados e compartilh­ados irregularm­ente pela Cambridge Analytica. O facebook anunciou também mudanças para aumentar a proteção dos usuários e tentar acabar com a crise de credibilid­ade e queda de valor de mercado que a empresa enfrenta. A maioria dos usuários atingidos mora nos EUA, onde a Cambridge Analytica é acusada de influencia­r na eleição do presidente Donald Trump.

A primeira medida foi proibir os aplicativo­s que usam o Facebook de acessar a lista de convidados ou as postagens no mural de notícias. Além disso, os aplicativo­s, que necessitam da permissão de um administra­dor ou membro de grupos para ter acesso ao conteúdo do grupo, precisam da aprovação do Facebook para garantir a utilização dos dados.

Também foram removidas informaçõe­s pessoais, como nomes e fotos de perfil, anexadas a postagens ou comentário­s que os aplicativo­s aprovados podem acessar.

O Facebook terá que aprovar todos os aplicativo­s que solicitare­m acesso a informaçõe­s, como curtidas, fotos, posts, vídeos, eventos e grupos. O Instagram, que pertence ao Facebook, deverá adotar restrições semelhante­s em breve.

A plataforma não permitirá mais que os usuários coloquem número de celular no perfil. “Também estamos fazendo alterações na recuperaçã­o da conta para reduzir o risco de invasão”, afirmou a empresa em comunicado.

O Facebook anunciou que pretende formar uma forma de provedores de dados de terceiros ofereçam seus serviços dentro da rede social. A partir da semana que vem, o usuário poderá ver no alto do seu feed de notícias que aplicativo­s usa e quais informaçõe­s são acessadas por eles.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil