Meiahora - RJ

Moro manda Lula se apresentar na prisão

Ordem foi assinada 16 horas após o STF negar habeas corpus ao ex-presidente

-

Oex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem até as 17h de hoje para se entregar voluntaria­mente à Polícia Federal, em Curitiba (PR), e começaracu­mprirapena­de12anos e um mês à qual foi condenado, em segunda instância, por crimes decorrupçã­oelavagemd­edinheiro, no caso do tríplex no Guarujá (SP). A ordem de prisão foi dada pelo juiz Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, ontem à tarde, apenas 16 horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitar, por 6 votos a 5, pedido de habeas corpus apresentad­o pelos advogados doex-presidente,queéacusad­ode ter recebido o apartament­o como propina da empreiteir­a OAS, em trocadecon­tratoscomo­governo.

Emsuadecis­ão,Morodeterm­inou que,“em atenção à dignidade do cargo que ocupou”, Lula, de 72anos,nãopoderás­eralgemado, em hipótese alguma, e cumprirá sua pena em uma sala especialme­nte preparada para o ex-presidente na Superinten­dência da PF do Paraná, sem qualquer contato com outros presos.

O ex-presidente estava no Instituto Lula, em São Paulo, quando tomou conhecimen­to da ordem de prisão. Imediatame­nte, ele se dirigiu para a sede do Sindicato dos Metalúrgic­os de São Bernardo do Campo, onde já estavam a ex-presidente Dilma Rousseff e outros políticos petistas, como o senador Lindbergh Farias, o deputado Paulo Pimenta e os governador­es Camilo Santana, do Ceará, e Wellington Dias, do Piauí, entre outros.

 ?? AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA ?? Acompanhad­odoadvogad­oCristiano­Zanin(àdireita),oex-presidente­deixaoInst­itutoLula,decarro
AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA Acompanhad­odoadvogad­oCristiano­Zanin(àdireita),oex-presidente­deixaoInst­itutoLula,decarro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil