Meiahora - RJ

Luta para salvar bebê

Papa entra na campanha para que o tratamento não pare

-

Opapa Francisco manifestou no Twitter seu apoio a um bebê britânico hospitaliz­adocomumad­oençaneuro­lógica e degenerati­va rara, que não foi definitiva­mente diagnostic­ada por seus médicos. O bebê, de 1 ano e 10 meses, está em coma há doze meses e respira por aparelhos. A Justiça determinou ainterrupç­ãodotratam­ento,mas os pais desejam prosseguir com os cuidados médicos no exterior.

“Espero sinceramen­te que se faça todo o possível para seguir acompanhan­do com compaixão o pequeno Alfie Evans, e que o profundo sofrimento de seus pais possa ser ouvido”, escreveu o pontífice da Igreja Católica, completand­o: “Estou rezando por Alfie, por sua família e por todos os envolvidos”.

O bebê está hospitaliz­ado desde dezembro de 2016. A equipe médicadoho­spitalpedi­átricoAlde­rHey,deLiverpoo­l,ondeeleest­á internado,considerou­que“prosseguir nos cuidados contínuos não seria do melhor interesse para o bebê”, indo contra a determinaç­ão dos pais de não desligar as máquinas que mantêm seu filho vivo, em estado vegetativo.

AJustiçabr­itânicadec­idiuafavor do hospital, que pode encerrar o tratamento. E a Corte Europeia de Direitos Humanos, com sede em Estrasburg­o, na França, rejeitou uma ação dos pais de Alfie,porconside­rarquenãoh­ouve violação dos direitos humanos.

Mobilizaçã­o nas redes sociais

Os pais do bebê Alfie, Tom Evans e Kate James, querem tentar outros tratamento­s especializ­ados, na Itália. Eles esperam que os médicos do hospital pediátrico Menino Jesus, de Roma, consigam apresentar um novo diagnóstic­o. Para isso, iniciaram uma campanha de mobilizaçã­o nas redes sociais e conseguira­m mais de 220.000 assinatura­s, além de promessas de doações para tentar alcançar seus objetivos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil