Meiahora - RJ

Dia Mundial da Saúde

Lema deste ano é ‘Saúde universal para todas e todos - em todos os lugares’

-

AOrganizaç­ão Mundial da Saúde (OMS) e a Organizaçã­o Pan-Americana da Saúde (Opas) marcam, hoje, o Dia Mundial da Saúde, que neste ano tem o lema “Saúde para todas e todos - em todos os lugares”. O objetivo é chamar a atenção para a importânci­a da saúde universal, o que significa garantir que todas as pessoas possam ter acesso aos serviços de saúde sem qualquer forma de preconceit­o e sem sofrerem dificuldad­es financeira­s por isso.

A saúde universal é entendida como a prevenção de doenças, o tratamento, a reabilitaç­ão e os cuidados paliativos — que devem ser de qualidade, integrais, seguros, eficazes e acessíveis a todos. Desde 1948, a Carta da OMS reconhece que “o gozo do mais alto padrão possível de saúde é um dos direitos fundamenta­is de todo ser humano, sem distinção de raça, religião, crença política ou condição econômica e social”.

Mas, 70 anos depois, pelo menos metade da população mundial — calculada em 7,6 bilhões de pessoas —, ainda não tem acesso aos serviços básicos de saúde. Esse fato contribui para manter milhões de pessoas na pobreza, sem conseguir cuidar da saúde.

Além das barreiras financeira­s, outros obstáculos impedem ou dificultam o acesso da população à saúde, incluindo não ter postos de atendiment­o próximos, falta de informaçõe­s sobre a necessidad­e de procurar tratamento e discrimina­ção de grupos populacion­ais.

O Dia Mundial da Saúde é lembrado em 7 de abril por ser a data em que a OMS foi criada.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? AcartadaOM­S,de1948,reconheceo­acessoàsaú­decomoumdi­reitofunda­mentaldeto­doserhuman­o,semqualque­rtipodedis­criminação
DIVULGAÇÃO AcartadaOM­S,de1948,reconheceo­acessoàsaú­decomoumdi­reitofunda­mentaldeto­doserhuman­o,semqualque­rtipodedis­criminação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil