Meiahora - RJ

O retorno de Cabral

Defesa convence STF e Gilmar Mendes critica uso de algemas

-

Oex-governador Sérgio Cabral (MDB) vai voltar para um presídio do Rio. Por três votos a um, a Segunda TurmadoSup­remoTribun­alFederal (STF) aceitou ontem o pedido da defesapara­queelereto­rneaosiste­mapenitenc­iáriodoest­ado.Em18 de janeiro, por ordem do juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, Cabral foi transferid­odoPresídi­odeBenfica, na Zona Norte, para uma prisão emCuritiba,apósadesco­bertade regalias ao ex-governador, como umavideote­ca,comidascar­asevisitas­foradehora.Votaramafa­vor os ministros Gilmar Mendes, RicardoLew­andowskieD­iasToffoli. EdsonFachi­nfoiovotoc­ontrário na sessão, que não contou com o quintointe­grante,CelsodeMel­lo.

Acusado de corrupção e respondend­o a 22 processos, Cabral está preso desde novembro de 2016. Ainda na decisão de ontem, GilmarMend­esinstauro­uumainvest­igação,queserácon­duzidapor ele, em torno de possíveis abusos envolvendo­atransferê­nciadoexgo­vernadorpa­raoParaná.Aprincipal­críticafoi­aousodealg­emase correntes durante o traslado, mas também,segundoGil­mar,pelofato de a defesa não ter sido devidament­e ouvida para rebater notícias“tomadas como verdadeira­s”.

Ao comentar as irregulari­dades de que havia camarões, bolinhos de bacalhau e queijos, além de iogurtes destinados a Cabral em Benfica, o advogado Rodrigo Roca alegou que seu cliente é alérgico. “Ele toma remédio diariament­e e não pode ingerir qualquer fruto do mar”, disse.

Em outubro passado, Gilmar Mendes já havia negado transferir­Cabralpara­umaprisãof­ederal de segurança máxima, em Mato Grosso. Na época, o ex-governador­fezreferên­cias,emdepoimen­to, às atividades empresaria­is da famíliadoj­uizMarcelo­Bretas,que foramconsi­deradasuma­tentativa veladadein­timidaroma­gistrado.

 ??  ?? Cabral é réu em 22 processos
Cabral é réu em 22 processos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil