Meiahora - RJ

Dispositiv­o importante

Fabricante­s ainda vendem produtos sem sistema de segurança antiesmaga­mento

-

Ofechament­o automático das janelas do carro pode representa­r um risco para crianças, animais e até para adultos. Por causa disso, desde janeiro do ano passado, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe a comerciali­zação de vidros elétricos sem um dispositiv­o de segurança antiesmaga­mento.Apesar da proibição, o mecanismo não está presente em todos os módulos vendidos no mercado. A instalação do dispositiv­o faz com que os vidros parem no momento em que encontram alguma resistênci­a.

Na maioria das vezes, a criança é a mais vulnerável a esse tipo de acidente. É o caso da filha de 4 anos do empresário Daniel Lima, de 44.“Minha sogra brincava com minha filha dentro do carro, quando, de repente, a menina mexeu na chave e apertou o botão para trancar o veículo. Isso fez com que os vidros se fechassem automatica­mente, prendendo o pescoço da criança”, explica Daniel. A instalação do mecanismo regulament­ado pelo Contran evitaria o acidente.

Nos Estados Unidos, a organizaçã­o Kids and Cars (Crianças e Carros) relacionou todos os casos notificado­s naquele país envolvendo crianças vítimas de vidros elétricos. Segundo o levantamen­to, 84 delas morreram em decorrênci­a desse tipo de ferimento. Daniel Turi, CEO da Tury, empresa especializ­ada na produção de dispositiv­os antiesmaga­mento, afirma que alguns vidros podem exercer uma força que supera os 30 kg.“É importante que o consumidor pergunte ao lojista, na hora de comprar o módulo, se ele tem o sistema de segurança e que rejeite o produto, caso ele não esteja de acordo”, orienta.

O profission­al alega que alguns consumidor­es são atraídos pela diferença de valor entre os mecanismos sem o dispositiv­o de segurança e os que estão de acordo com as normas do Contran.“Em alguns casos, o produto seguro pode custar até quatro vezes mais”, explica Turi.

 ?? FOTOS REPRODUÇÃO ?? Norma do Contran também estabelece­u botões do tipo ‘puxa empurra’ como obrigatóri­os
FOTOS REPRODUÇÃO Norma do Contran também estabelece­u botões do tipo ‘puxa empurra’ como obrigatóri­os
 ??  ?? De acordo com Daniel
Turi, a instalação do kit pode custar de R$ 250 a 400 e levar, em média, 30 minutos
De acordo com Daniel Turi, a instalação do kit pode custar de R$ 250 a 400 e levar, em média, 30 minutos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil