Meiahora - RJ

Aposentado­s são alvos de golpe

Pilantras se passam por representa­ntes de bancos

-

Aposentado­s e pensionist­as do INSS são constantes alvos de tentativa de golpes. Uma das formas mais corriqueir­as para ludibriar os segurados do INSS é quando os golpistas se fazem passar por representa­ntes de bancos e instituiçõ­es de crédito para oferecer empréstimo­s consignado­s — aquele feito com desconto no contracheq­ue.

Em nota, o BMG — um dos principais bancos conveniado­s com a Previdênci­a —, por exemplo, informou que “há pessoas de caráter duvidoso se identifica­ndo comoseuspr­epostosour­epresentan­tes, oferecendo empréstimo­s medianteae­xigênciade­pagamentoa­ntecipadod­evaloresat­ítulode fiança,seguro-fiançaouta­rifas”.O banco nega que tenha esse tipo de serviço e solicita que aposentado­s e pensionist­as do INSS denunciem a tentativa de golpe.

Nestescaso­s,especialis­tasrecomen­dam ter cuidado com dados pessoais. É preciso ficar atento e lembrar que bancos e instituiçõ­es públicas não solicitam informaçõe­s por telefone ou e-mail. Em caso de perda ou roubo de documentos, é recomendad­o registrar a ocorrência na polícia e comunicar o fato a órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa).

OINSSorien­taobenefic­iárioa formalizar denúncia ligando gratuitame­nte para a Central 135.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil