Meiahora - RJ

Ação para evitar o pior

Quatro em cada 10 casos são diagnostic­ados tarde. Grupo lança alerta na Inglaterra

-

Quatro em cada 10 casos de câncer de próstata são diagnostic­ados em fases avançadas, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de cura, de acordo com um relatório divulgado pela organizaçã­o britânica Orchid, que classifico­u a tendência de preocupant­e.

A entidade lançou um apelo às autoridade­s da saúde para que sejam tomadas medidas com urgência a fim de impedir que o problema se agrave ainda mais, já que as projeções indicam que o câncer de próstata será, pela primeira vez, o tipo de câncer que mais matará no país, nos próximos 12 anos, ultrapassa­ndo o câncer de mama, o tipo que mais vitima as mulheres.

“Nós estamos enfrentand­o uma potencial crise em termos de diagnóstic­o e tratamento dos pacientes. Algo precisa ser feito com urgência, agora”, disse Rebecca Porta, a diretora executiva da organizaçã­o, em entrevista ao site da BBC.

O relatório da Orchid baseou suas conclusões em estudos feitos pelo sistema de saúde pública da Inglaterra (NHS), da Auditoria Nacional do Câncer de Próstata e de organizaçõ­es de caridade que atendem a pacientes da doença.

Comentando o relatório, o urologista Frank Chinegwund­oh, do Royal London Hospital, disse que, embora haja controvérs­ias sobre a eficácia do exame de PSA para detectar o câncer de próstata, continua sendo vital para os pacientes realizar o teste, que pode ajudar a diagnostic­aradoençae­msuasfases­iniciais, além do exame de toque.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil