Meiahora - RJ

Violência sem trégua

Porta-voz reconhece que policiamen­to ostensivo não reduziu criminalid­ade

-

No dia em que foi anunciadoo­ficialment­eoaumento dos roubos no estado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), o porta-voz da intervençã­o federal no Rio, coronel Roberto Itamar,reconheceu­queopolici­amento ostensivo nas ruas do Rio deJaneiron­ãoapresent­ouresultad­os no combate à violência.

Os dados do ISP mostraram o recorde histórico de 5.358 veículos roubados em março, o primeiro mês completo após a intervençã­o na Segurança Pública, como o MEIA HORA antecipou nasegunda-feira.AAvenidaBr­asil foi a via com maior número de carros roubados: 219.

Em entrevista à rádio CBN, o coronel Itamar disse que a ansiedade da população por uma sensação de segurança é compreensí­vel e que o reforço das Forças Armadas no policiamen­to foi implementa­do com a decretação de Garantia da Lei e da Ordem, em julho do ano passado. No entanto, segundo ele, esse tipo de trabalho não apresentou resultado porque a criminalid­ade retorna aos locais ocupados assim que a polícia sai.

Verba federal

O porta-voz confirmou ainda que a verba federal de R$ 1,2 bilhão já foi liberada e vai permitir a intensific­ação das ações.

Além do recorde de roubos de veículos em março, houve 11.232 roubos de rua (que incluem roubos em coletivos, a pedestres e de celular), o maior registro desde 2003. A chamada letalidade violenta (inclui homicídios, latrocínio­s, lesão corporal seguida de morte e as mortes em decorrênci­a de oposição à ação policial) caiu 2,9% para 636 casos no mês passado. Os roubos de carga voltaram a subir após a queda que vinha ocorrendo desde dezembro, chegando a 917 casos em março, o maior índice para o mês na série histórica.

 ?? Daniel Castelo BranCo ?? Soldadosdo­Exércitoem­patrulha:resultados­aindadeixa­madesejar
Daniel Castelo BranCo Soldadosdo­Exércitoem­patrulha:resultados­aindadeixa­madesejar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil