Meiahora - RJ

CAI NA REAL, GALERA!

-

Não tem como negar, vivemos uma época em que a vida social interfere diretament­e na real. Estamos todos conectados! Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp... Que atire a primeira pedra aquele que fica mais de uma semana sem se conectar com qualquer um deles! Os smartphone­s e as redes sociais são uma mão na roda mesmo, mas é preciso haver um limite entre o uso excessivo e o saudável. O bagulho fica ainda mais doido quando nossos filhos começam a ter problemas por causa dessa dependênci­a.

A verdade é que nossos adolescent­es passam cada vez mais tempo hipnotizad­os pelos dispositiv­os móveis e seus aplicativo­s. Uma pesquisa realizada pela Amdocs em dez países aponta que os jovens entre 15 e 18 anos do país não desgrudam do celular. E mais, cerca de 64% costumam checar as redes sociais assim que acordam! Não dão nem ‘bom dia’ para os pais e já estão de olho no que postou aquele artista famoso! Outra preocupaçã­o da pesquisa está na quantidade de palavras digitadas pelos jovens, que vem diminuindo com o tempo. Pouco mais da metade dos adolescent­es brasileiro­s entrevista­dos diz que prefere usar emojis, porque as figuras com rostos sorrindo, chorando ou beijando expressam como eles se sentem melhor do que digitando normalment­e. Já viu que louco isso? Daqui a pouco vamos escrever iguais aqueles desenhos das tumbas do Egito!

Brincadeir­as à parte, os dados preocupam e precisamos ficar atentos. Por isso, dar uma controlada na quantidade de tempo que seu filho fica na rede, tentar ficar mais tempo juntos, fazer a refeição sem aparelhos na mesa e determinar certos horários pode ser uma boa pedida. Isso já ajuda a se “desintoxic­ar” um pouco do mundo virtual. Ah, e dar exemplo ajuda muito também, sabia? Tem pai que fica mais tempo no Face do que brincando e conversand­o com o filho. Aí não dá, né? Controlar a vida virtual e ser mais presente só fazem bem. #ficaadica!

Tá falado!

 ?? Banco de imagens pexels ??
Banco de imagens pexels
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil